Capacitar profissionais para atuarem com pessoas que possuem deficiências físicas, sensoriais, intelectuais, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação, para o atendimento educacional especializado em escolas comuns e centros especializados, favorecendo o desenvolvimento de habilidades que promovam as competências profissionais humanas, políticas e técnicas em uma perspectiva inclusiva.
Graduados na área de educação ou profissionais que queiram aperfeiçoar-se em atendimento especializado e educação Inclusiva, como pedagogos, psicólogos, psicopedagogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, médicos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e outros.
  1. Políticas Públicas de Educação Especial na Perspectiva de Educação Inclusiva
  2. Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem
  3. Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva
  4. Educação Especial e os Diferentes Tipos de Necessidades Educacionais
  5. Atendimento à Família do aluno com NEE
  6. Transtornos Globais do Desenvolvimento- Transtornos do Espectro do Autismo e outros TGDs.
  7. AEE para Deficiência Física e Mobilidade Reduzida
  8. AEE para Deficiência Visual: Baixa visão e Cegueira
  9. AEE para Deficiência Intelectual, Altas Habilidades e Superdotação
  10. AEE para Deficiência Auditiva e Surdez
  11. AEE para Deficiência Múltiplas e Surdocegueira
  12. AEE para Deficiência Intelectual
  13. Transtornos de Aprendizagem e Dislexia
  14. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade- TDAH
  15. Sistemas de Comunicação Alternativa e Aumentativa
  16. Tecnologia Assistiva
  17. Sala de Recursos Multifuncionais e AEE
  18. Metodologia da Pesquisa Cientifica
  19. Estagio Supervisionado
  20. Trabalho de Conclusão de Curso- TCC
  • APROVAÇÃO: Frequência mínima de 75% das aulas ministradas em cada módulo e nota igual ou superior a 7,0 (sete) na avaliação e no Trabalho de Conclusão de Curso.
  • CARGA HORÁRIA: 420h
  • DURAÇÃO: 24 meses
  • REQUISITOS: Ter 18 anos, ter completado o ensino médio.